Noti?cia.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: O valor das obras de arte
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades de 3º, 4º e 5º anos, nos componentes curriculares Arte e Língua Portuguesa. O plano trata da temática de consumo e com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre as possibilidades de atuação profissional e de remuneração pela arte. O foco será no valor de venda da arte e o que o artista considera para estabelecer o valor de sua obra.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Arte e consumo.
- Valor de uma obra de arte.
- A renda gerada pela arte.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar como o valor de uma obra de arte é estabelecido.
- Analisar o trabalho do artista, relacionando-o com o valor final da obra.
- Relacionar o valor de uma obra de arte ao contexto em que foi produzida.
Competências gerais
1 - Conhecimento
2 - Pensamento científico, crítico e criativo
3 - Repertório cultural
4 - Comunicação
7 - Argumentação
9 - Empatia e comunicação
10 - Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de educação financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Neste plano de aula, os estudantes irão analisar o trabalho do artista, seus gastos e o valor final da obra de arte, em diferentes linguagens artísticas, que será comprada por um consumidor. Esse valor é bastante subjetivo, pois inclui a criatividade, emoção e energia que o artista coloca em sua obra de arte, além dos gastos que ele tem com materiais e produção. Caso seus estudantes não tenham tido chance de apreciar anteriormente diferentes linguagens artísticas, traga imagens e/ou outros materiais que mostrem diferentes formas de experimentar a arte: exposições, peças teatrais e shows (mesmo que sejam em vídeo), por exemplo. Esse momento será importante para que ganhem repertório e o utilizem nas diferentes atividades da aula.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre o valor de uma obra de arte, acesse:
O valor de uma obra de arte. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/luciano-luppi-1.334309/o-valor-de-uma-obra-de-arte-1.369298. Acesso em 10 Nov. 2021.
Como é determinado o valor das obras de arte? Disponível em: https://jornalibia.com.br/destaque/como-e-determinado-o-valor-das-obras-de-arte/. Acesso em 10 Nov. 2021.
Quanto vale a sua arte? | Rodrigo Falco. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mgKryz_VqAw. Acesso em 10 Nov. 2021
As 10 obras de arte mais caras já leiloadas no mundo. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3410/as-10-obras-de-arte-mais-caras-ja-leiloadas-no-mundo?gclid=Cj0KCQiA4b2MBhD2ARIsAIrcB-QWTZj2PmCSLgCJSH2OYx0xZGCbuZzSAfa1SIkzTQuzzQxZiuwwcG0aAtI6EALw_wcB. Acesso em 10 Nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Notícia impressa ou compartilhada por meio de projeção.
- Equipamento para projeção de slides.
- Computador, tablet ou celular.
- Imagens impressas.
- Tabela para a atividade.
- Canetas hidrográficas.
- Uma folha de papel pardo.
- Texto para a atividade.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA